Cerveja que leva milho ou arroz é cerveja de verdade?
Three Floyds Risgoop, cerveja colaborativa, da Three Floyds e Mikkeller
Se você respondeu não ao título deste post, sinto lhe dizer, mas saiba que você está completamente errado!! São cervejas de verdade sim, aquelas que levam milho ou outros adjuntos, e por incrível que isto possa parecer, podem ser sim muito especiais.
Para entender essa minha afirmação, primeiro vamos definir o que é cerveja. Consultando o dicionário temos: cerveja é uma bebida alcoólica obtida por meio da fermentação do malte de cevada, ou de outros cereais, e aromatizada com flores de lúpulo. Aqui já fica claro que, me perdoem os puristas, cerveja não é somente aquela produzida exclusivamente com malte de cevada, a qual denominadas puro malte.
Pela legislação brasileira, parte do malte de cevada pode ser substituído por adjuntos cervejeiros, cujo emprego não pode ser superior a quarenta e cinco por cento em relação ao extrato primitivo, e este se dividem em cereais aptos para o consumo humano, malteados ou não-malteados, bem como os amidos e açúcares de origem vegetal.
Mas, afinal de contas, porque os adjuntos, de um modo geral, causam tanta polêmica entre os cervejeiros brasileiros? Este fato se deve a maioria dos rótulos produzidos pelas grandes cervejarias no Brasil conterem cereais não maltados, como o milho e o arroz, na proporção permitida pela Lei, sendo que seu uso tem por objetivo produzir cervejas extremamente leves, claras, com mínimo sabor de malte e amargor e a custo bem reduzido, o que permite uma boa competitividade no acirrado mercado das American Standard Lager, ou como conhecemos, as cervejas tipo pilsen.
O que muitas vezes é confundido pelo consumidor, principalmente por aqueles que estão iniciando no universo das cervejas ditas artesanais, como sinônimo de pouca ou nenhuma qualidade, o que não é verdade, pois os adjuntos usados nas cervejas de massa não interferem em nada nas características de bebida, da mesma forma que uma cerveja produzida com puro malte de cevada não é garantia de uma cerveja de boa qualidade.
A propósito, enquanto escrevia esta matéria, degustava uma Three Floyds Risgoop, uma cerveja colaborativa, resultado da parceria entre a cervejaria americana Three Floyds e a dinamarquesa Mikkeller, que leva em sua composição arroz como adjunto. O resultado, uma cerveja com 10.4% de ABV, perfeita para quem aprecia notas maltadas com boa dosagem alcoólica, o que ratifica o que eu disse no inicio, os adjuntos podem sim tornar uma breja em algo muito especial.
Cheers e até a próxima!!
Veja também: IPA da nova Inglaterra
A Reinheitsgebot e suas confusões
Cerveja que leva milho ou arroz é cerveja de verdade?
Água muda o gosto da cerveja?
A Reinheitsgebot e suas confusões